quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cancro

Cancro é uma doença que ultimamente se ouve a falar muito. Eu desde de sempre tive medo de eu ou alguém próximo de mim ter cancro. Este ano parece que o cancro resolveu aparecer na minha família.
No fim de 2015 foi detetado cancro do intestino à avó da minha prima, ela à certa de dois meses foi operada e parece que está a ficar tudo bem.
No mês passado foi detetado na mãe de um dos meus primos em segundo grau que esta com cancro da mamá em principio nos dois peitos.
À uma semana atrás descobriu-se que a minha madrinha está com cancro na garganta.
No início do ano descobriu-se que o meu primo em segundo grau que tem 5 anos quase 6 está com leucemia. Este meu primo já tem cancro entre o pulmão e o coração desde os 3 anos e passa os dias todos internado no IPO no Porto. Raramente vem a casa e quando vem só está aqui um ou dois dias se não lhe der nenhuma crise. O mais provável é ele vir a morrer. Uma coisa que eu admiro nele é que apesar de ele estar doente e de a casa dele neste momento ser o IPO e estar rodeado de crianças doentes ele está sempre bem disposto e sempre a brincar. Os pais dele, o irmão e os avós tem sido muito fortes mesmo agora que se descobriu cancro na mãe dele, eles tem sido fortes e tem lutado até ao fim para o filho ficar bem. Se fosse eu no lugar deles não tinha tanta força nem aguentava metade do que eles estão aguentar. Neste momento o menino precisa de um transplante de medula, já foram encontrados três pessoas compatíveis mas ambas são do estrangeiro. Os médicos andam à procura de pessoas compatíveis em Portugal. Infelizmente eu não posso ver se sou compatível ou não porque não tenho 18 anos.
Eu neste momento não posso dizer que estou bem. Tem sido muita coisa para mim ao mesmo tempo. Estou a tentar aguentar um dia de cada vez, tenho andado bué bem disposta para esconder o que sinto. O que se vê por fora não é o que se vê por dentro em mim.
Quem tiver 18 anos ou mais e quiser ver se é compatível basta dirigir-se a um hospital perto de si ou ao IPO e dar sangue. Eu acho que todos nós que possamos dar sangue o devemos fazer pois como o meu primo está a precisar de um transplante de medula, noutra parte de Portugal a vida de alguém também pode estar a depender de um transplante de medula. Devemos de ajudar hoje quem precisa pois amanhã podemos ser nós a precisar.
Bjinhos Dianinha
Este é o meu primo que tem cancro. Ele apareceu no videoclip da música Sorri do D8. Uma música que eu acho que é motivadora principalmente para estas crianças.

Acho que todos nós devemos apoiar a luta contra o cancro mas acima de tudo apoiar as pessoas que o tem.

Sem comentários:

Enviar um comentário